Como enriquecer o currículo através de trabalho voluntário?

Já pensou em ser voluntário? E você já pensou no impacto que isso pode ter na sua vida pessoal e profissional? 

 Voluntariado e Desenvolvimento Profissional 

Muitos recrutadores estão cada vez mais focando em candidatos que possuem algum tipo de voluntariado em seus currículos. Isso ocorre porque as empresas veem essas pessoas como entusiastas, coletivas, empáticas e altruístas. Qualidades que são muito bem recebidas pelo mundo coorporativo!

O voluntariado também ajuda a desenvolver habilidades pessoais e profissionais interessantes. Alguns exemplos são o trabalho em equipe, o comprometimento, a liderança e a boa comunicação. Junto com eles,  também podem ser desenvolvidas qualidades pessoais  valorizadas pelos empregadores, como sensibilidade, humanidade e iniciativa. 

Como enriquecer o currículo através de trabalho voluntário




Seu Primeiro Emprego  

Outro aspecto positivo do voluntariado é a oportunidade de aprimorar seu currículo ao procurar seu primeiro emprego. Se você não tem experiência profissional, vale a pena mostrar que está fazendo trabalho não remunerado em benefício de terceiros, não está parado, é uma pessoa que usa seu tempo livre em benefício da sociedade.

Mas não é só isso. Voluntariado também pode ajudá-lo a encontrar suas habilidades para lidar com diferentes situações da vida cotidiana, descobrir suas paixões e trabalhos que você gosta. Isso facilitará a decisão de qual carreira deseja seguir!

 O que devo incluir no meu currículo? 

Caso o candidato não tenha experiência profissional, além do trabalho voluntário, também poderá se inscrever em projetos universitários ou outras atividades relacionadas à carreira desejada. Caso seu currículo inclua outras atividades, insira a experiência de voluntário no tópico como dados complementares. Descreva a atividade usando o nome da instituição, a duração da participação e as principais características e habilidades desenvolvidas.



Imagem: Canva


Tipos de Voluntariado 

Quando você decide dedicar seu tempo ao voluntariado, é importante encontrar um voluntariado que seja divertido e que se ajuste às suas habilidades e estilo de vida. Existem muitos tipos de atividades voluntárias. Conheça agora algumas opções:

 1 – Animais e Meio Ambiente 

Se você ama os animais, esta pode ser uma boa opção. Registre-se em ONGs para resgate, reabilitação, cuidados com animais ameaçados de extinção, conservação de florestas e muito mais. 

 2 – Idosos 

Existem muitas maneiras de trabalhar com idosos. As pessoas mais velhas muitas vezes se sentem solitárias e sem rumo, mas você pode fazer a diferença em suas vidas. Talvez apenas ensine a eles o que você sabe, como ouvi-los, conversar com eles, tocar um instrumento ou jogar xadrez. Dar a um idoso um pouco de atenção e amor pode fazer a diferença no dia dele e no seu. 

 3 – Esportes 

Os projetos esportivos costumam estar na vanguarda dos projetos que atendem jovens e adolescentes. Se você gosta de praticar esportes, adora praticar esportes ou simplesmente adora conviver com essa faixa etária, inscreva-se em um desses projetos e faça a diferença na vida de alguém. Você pode ajudar a trazer mudanças. 

 4 - Turismo Social

Já pensou em viajar, conhecer novas culturas e causar impacto na vida das pessoas? Isso pode ser alcançado por meio do turismo social, uma modalidade de voluntariado que seleciona pessoas  para atuar em atividades sociais relacionadas à saúde e cultura no Brasil e no exterior. 

 5 - Cultura e Educação 

Você pode usar seus talentos para ensinar os outros. Matérias básicas como música, dança, desenho, e até  português e matemática podem ser ensinadas em ONGs e projetos sociais. 

 6 - Distribuição de alimentos e roupas 

Com milhares de pessoas vivendo nas ruas, é essencial distribuir alimentos e roupas para os mais necessitados. Existem várias agências, que vão desde ONGs a grupos religiosos, que mantêm o voluntariado permanente para ajudar os sem-abrigo. Encontre a pessoa com quem mais se identifica e seja mais uma mão na ajuda aos outros 

 7 - Visitar os Doentes 

Já ouviu falar dos Doutores da Alegria, visite o hospital e agrade os doentes internados. Esta não é a única maneira de confortar os doentes. Você pode se inscrever em uma organização visitante e usar seu tempo livre para conversar e demonstrar amor às pessoas que passam por momentos difíceis. 

 

Conheça a Atados


A Atados existe desde 2012 e é uma plataforma que recruta voluntários para diversos tipos de trabalho: educação, micro serviços, artes e muito mais. Já passaram pela plataforma mais de 150 mil voluntários. E o melhor de tudo: muitas das atividades podem ser feitas á distância! O que torna mais prático e fácil enriquecer o currículo. 

Obviamente, há algumas competências que só se desenvolvem através de atividades presenciais, mas há outras que podemos desenvolver online.

´No site, é possível escolher ONG's específicas
ou pesquisar por área de preferência.

 

Você pode escolher por causas que se indentifica ou por habilidades que já possui. Também é possível cadastrar empresas para voluntariado empresarial e se você administra uma ONG, pode cadastrar ela na plataforma. 

Clique AQUI para acessar o site da ATADOS.


Como você pode ver, existem diversas formas de servir a sociedade e alcançar o crescimento pessoal e profissional por meio do voluntariado. Explore oportunidades perto de sua casa e escolha aquela que melhor se adapta ao seu estilo de vida - mude o mundo e deixe o mundo mudar você!

Por: Kathy Moreno

Uma pessoa curiosa escrevendo para outras pessoas curiosas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! 😁