Plano de estudos semanal para aprender Inglês

 

Imagem: Pixabay

Perder o foco e o ritmo dos estudos em outro idioma é algo que acontece com muita frequência, principalmente porque esta não é nossa língua nativa. Nós, naturalmente, pensamos em português, portanto, aprender um novo idioma é um desafio. Que tal um plano de estudos semanal para aprender inglês e facilitar essa jornada?


É o que você vai ver neste artigo.


A importância de aprender Inglês


A língua inglesa é uma das línguas mais faladas em todo o mundo. É considerada a língua mundial dos negócios e quem compreende ou fala o idioma, se destaca no mercado de trabalho e alcança boas oportunidades, seja de trabalho ou de estudos. 


Além disso, compreender inglês pode ampliar seu conhecimento de mundo e ampliar seu leque cultural. Imagina só, poder compreender aquela entrevista com uma personalidade gringa que você admira? 


E se você ainda não está convencido(a) dos benefícios de aprender inglês, saiba que aprender um novo idioma mantém o seu cérebro ativo e saudável por mais tempo. 



Plano de Estudos Semanal


Neste modelo de aprendizagem, cada dia da semana você trabalha um aspecto importante para a fluência em inglês: listening, ou seja treinar seu ouvido para compreender as palavras; reading, ler assuntos em inglês para conhecer palavras novas e enriquecer o vocabulário; speaking, ou seja, falar em voz alta para perder a vergonha e o medo de falar outro idioma; e pronunciation, para aperfeiçoar a pronúncia das palavras e expressões.


Para completar os estudos, ouvir música, conhecer a letra e cantar junto coloca em prática todos esses elementos ao mesmo tempo. Ter um plano de estudos semanal para aprender inglês pode tornar a aprendizagem menos maçante e bem mais divertida. 

Confira abaixo as dicas e as ferramentas que você pode usar em cada uma dessas etapas.



  • Monday: listening


Acesse o site ed-ted e use o recurso de filtro para encontrar vídeos de um assunto do seu interesse. Assista o vídeo, aprenda vocabulários novos e faça os exercícios que o próprio site fornece. Escolha temas que realmente te interessam. 


  • Tuesday: reading


Faça pesquisas no Google sobre os assuntos em alta do dia. Lembre-se de pesquisar em inglês para encontrar mais resultados. O site Quora é perfeito para encontrar respostas para as maiores dúvidas e curiosidades.



  • Wednesday: speaking


Acesse o site esl conversation questions e selecione o tópico da semana. Grave um vídeo respondendo 3 perguntas por áudio (pode escrever antes se achar necessário). Assista o seu vídeo e anote os pontos a melhorar.



  • Thursday: pronunciation


Assista uma entrevista com o seu artista favorito no canal do Jimmy Fallon. Use a extensão (navegador) "Language Reactor" para praticar sua pronúncia. Ative o botão "AP", escute uma frase e repita em voz alta assim que ela pausar.


  • Friday: music


Aproveite para estudar aquela música gringa que você gosta no site Lyrics Training. Escute, cante junto e pesquise palavras novas. 


  • Weekend: into practice


Que tal testar fazer uma receita 100% em inglês? Escolha uma receita para o fim de semana no site AllRecipes. Caso não seja fã de cozinha, pesquise algum outro tutorial no wikihow "how to + assunto do seu gosto".



E se você já utiliza esse método de aprendizagem, conta pra nós sobre seus resultados! 

Bons estudos!


Por: Kathy Moreno

Uma pessoa curiosa escrevendo para outras pessoas curiosas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! 😁