Tinturas Fitoterápicas e Óleos Essenciais: diferenças e semelhanças


Você tem interesse em saber mais sobre as diferenças e semelhanças entre as tinturas e óleos essenciais de plantas brasileiras, bem como quais produtos usar para obter os melhores resultados? Se a resposta for 'sim', então você veio ao lugar certo! Este artigo traz as descobertas de estudos científicos brasileiros, juntamente com dicas úteis para colocar o conhecimento em prática. Continue lendo para descobrir o que torna esses dois tipos de produtos botânicos únicos e por que você deve considerar um ou ambos como itens a serem adicionados ao seu gabinete de saúde natural!

pessoa manipulando oleos essenciais, frascos ambar com tampas brancas


1. Desvendando a diferença entre tinturas fitoterápicas e óleos essenciais

O mundo das ervas é fascinante, mas entender a diferença entre tinturas e óleos essenciais exige um pouco de investigação. Vamos mergulhar de cabeça e desvendar o mistério para ajudar a descobrir qual escolha pode ser a mais adequada para um determinado propósito.

Tinturas são extratos feitos de ervas, frutas ou mesmo cascas de árvores que contêm propriedades medicinais. As tinturas fitoterápicas são extratos líquidos concentrados de plantas medicinais, obtidos a partir da maceração da planta em álcool, geralmente na proporção de uma parte de planta para cinco partes de álcool. Esse processo permite a herança dos princípios ativos das plantas, que são solúveis em álcool, preservando suas propriedades medicinais. As tinturas são geralmente armazenadas em frascos escuros e podem ser utilizadas por via oral, diluídas em água ou outras bebidas, ou aplicadas topicamente na pele.

Diferentemente dos chás e infusões, as tinturas apresentam uma concentração maior de princípios ativos, o que conferem uma ação mais potente e eficaz no tratamento de diferentes condições de saúde. Além disso, as tinturas possuem uma maior durabilidade e estabilidade em relação às plantas frescas, o que permite sua utilização ao longo do tempo.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis provenientes da destilação de plantas aromáticas, como lavanda, eucalipto, hortelã e outras. Os óleos essenciais são altamente concentrados e possuem uma composição química complexa, composta por diferentes compostos orgânicos, como terpenos, fenóis e aldeídos. Essa composição química confere aos óleos essenciais suas propriedades medicinais, como ação antimicrobiana, anti-inflamatória, sedativa e estimulante. Os óleos essenciais podem ser utilizados de diferentes formas, como aromaterapia, massagens, banhos, compressas e outros. A aromaterapia é uma das formas mais comuns de uso de óleos essenciais, que consiste na inalação dos vapores aromáticos para promover relaxamento, alívio do estresse, melhora do sono e outros benefícios para a saúde.

  • As tinturas são extratos feitos com um líquido base e possuem potentes propriedades medicinais.
  • Os óleos essenciais são as essências concentradas de óleos vegetais naturais colhidos por destilação a vapor.
  • Tinturas são tipicamente para uso interno ou tópico.
  • Os óleos essenciais são normalmente para inalação, difusão ou uso tópico.

2. Explorando Estudos Científicos Brasileiros sobre seu Uso

Existem diversos estudos científicos brasileiros que investigam as propriedades medicinais das tinturas fitoterápicas e dos óleos essenciais. Veja a seguir, alguns exemplos:

  • Um estudo realizado por investigadores brasileiros em 2019 avaliou os efeitos de uma tintura de própolis verde em pacientes com candidíase oral. Os resultados demonstraram que a tintura foi eficaz em reduzir os sintomas da candidíase e apresentou uma boa tolerabilidade pelos pacientes. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6612798/ )


  • Outro estudo brasileiro, publicado em 2018, avaliou a atividade antifúngica de uma tintura de alho contra Candida albicans. Os resultados apreciaram que a tintura de alho apresentou uma atividade significativa contra o fungo, sugerindo que ela pode ser uma opção terapêutica útil no tratamento de remédios fúngicos. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30253304 )

  • Um estudo realizado em 2016 por pesquisadores brasileiros investigou as propriedades antioxidantes e antimicrobianas de óleos essenciais de três plantas medicinais diferentes. Os resultados apreciados que os óleos essenciais foram eficazes em inibir o crescimento de bactérias e fungos, além de apresentarem uma forte atividade antioxidante. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5047745/ )


  • Um estudo publicado em 2015 avaliou a eficácia de um creme contendo óleo essencial de melaleuca no tratamento de acne. Os resultados apreciaram que o creme foi eficaz em reduzir a gravidade da acne e melhorar a aparência da pele. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26752449 )

Esses estudos demonstram o potencial das tinturas fitoterápicas e dos óleos essenciais como opções terapêuticas naturais e destacam a importância de mais pesquisas nessa área para avaliar sua eficácia e segurança em diferentes condições de saúde.


3. Utilizando tinturas fitoterápicas e óleos essenciais: um guia

Tinturas de ervas e óleos essenciais podem ser uma tremenda ajuda no alívio de uma variedade de doenças. A natureza nos concedeu um dom incrível de plantas medicinais e esses tratamentos antigos ainda são valiosos hoje quando usados ​​de forma responsável e estratégica.

O uso de tinturas de ervas é uma maneira eficaz e conveniente de introduzir plantas medicinais em nossa rotina. As tinturas de ervas são simplesmente extratos alcoólicos ou de glicerina de certas partes das plantas, como folhas, raízes ou madeira. Essas ervas são então infundidas no líquido base e embebidas, deixando para trás os ingredientes ativos. Ao tomar tinturas de ervas, recomenda-se tomar 2-3 gotas duas vezes ao dia antes das refeições. Antes de usar tinturas, certifique-se de consultar o seu profissional de saúde.

Os óleos essenciais podem ser usados ​​para melhorar o bem-estar geral, estimular uma resposta imunológica saudável e melhorar sua rotina de autocuidado. O uso de óleos essenciais pode incluir a difusão de óleos pelo ar, a adição de óleos a receitas de cuidados com o corpo, bem como a inalação direta ou aplicação tópica. Aqui estão algumas ideias sobre como usar os óleos essenciais no seu dia a dia:

  • Difusor Aromaterapêutico – A difusão de óleos essenciais no ar é uma ótima maneira de purificar, umidificar e reduzir os micróbios transportados pelo ar e outros poluentes ambientais.
  • Banhos – Adicione 7-10 gotas de óleo essencial ao seu banho quente para um banho luxuoso.
  • Massagem – Massagear óleos essenciais na pele ajuda a relaxar e despertar os sentidos, ao mesmo tempo em que promove uma pele saudável.
folhas e flores, frasco ambar com conta gotas



4. Os benefícios de combinar tinturas, óleos essencias e atividades físicas

Uma abordagem eficaz para melhorar a saúde, os relacionamentos e a comunicação é uma combinação de exercícios físicos e mentais, aliados ao uso dos fitoterápicos. Juntos, esses elementos fornecem uma compreensão completa do bem-estar. Com isso em mente, aqui estão alguns dos benefícios de combinar elementos físicos e mentais:

  • Foco Melhorado – Uma combinação de atividades físicas e mentais ajuda a aliviar o estresse, o que pode aguçar a concentração e melhorar sua capacidade de se concentrar por mais tempo nas tarefas.
  • Melhore as habilidades cognitivas – Para além de melhorar a concentração, a combinação de exercícios físicos e mentais pode melhorar as capacidades cognitivas, nomeadamente a memória e a resolução de problemas.

Além disso, ao combinar atividades físicas como ioga e pilates com exercícios mentais, como atenção plena e alimentação consciente, os indivíduos podem experimentar uma maior sensação de controle e clareza, o que, por sua vez, pode ajudá-los a melhorar sua saúde mental e física. Este tipo de abordagem combinada para a saúde pode servir como uma ferramenta para quem procura aumentar o seu bem-estar físico e mental.

Como você viu, entendendo algumas diferenças entre corantes fitoterápicos e óleos essenciais, lendo estudos científicos brasileiros relevantes e levando em consideração as orientações práticas oferecidas, você agora tem todas as informações para escolher com sabedoria as terapias naturais certas para as suas necessidades!


Por: Kathy Moreno

Uma pessoa curiosa escrevendo para outras pessoas curiosas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! 😁