7 dicas para manter seus pets saudáveis no inverno

Estamos no inverno e não somos só nós que sentimos frio: nossos pets também.

Quando chega a estação mais fria do ano, tiramos o casaco do armário, o moletom passa a ser nossa melhor roupa e a coberta, nossa melhor amiga. Nossos bichinhos também sentem a diferença do clima. Algumas mudanças de rotina são necessárias para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. 

Foto: Mylene2401por Pixabay

 Descubra nesse artigo as principais dicas que os profissionais ensinam para que os tutores possam manter seus pets saudáveis no inverno.


Foto: jelly kim por Pixabay



1. Abuse das roupinhas e ambientes quentinhos

Nosso clima brasileiro geralente é favorável, se comparado a outros locais e a pelagem do animal além de um abrigo são suficientes para proteger os bichinhos em dias frios. Porém, em alguns casos, uma roupinha pode reforçar a proteção e manter o pet aquecido.

Cães e gatos de pelo longo podem, aparentemente não precisar de roupinhas, porém depende também do porte físico desse animal. Gatos tendem a ser mais resistentes á acessósrios e roupinhas, e ficam estressados quando são obrigados a usar; portanto, se o felino não estiver habituado á vestir agasalhos, o ideal é começar a treiná-lo antes do inverno, para que ele se acostume.

Tocas e caminhas com mantas e cobertas também são uma ótima opção para seu pet se manter aquecido, principalmente se ele não se adapta a roupinhas.

Foto: IRCat por Pixabay 


2. Cuidado com banhos

Embora seja necessário manter a higiene, é importante ter cuidado com os banhos. Caso não haja uma estrutura adequada em casa para banhos na temperatura adequada, o ideal é levar a um pet shop, onde há climatização e sacadores de ar quente.

Foto: AmandaCullingford por Pixabay 


3. Local da caminha ou casinha

Observe o local da caminha do seu pet, se está próximo á janelas ou qualquer outa corrente de vento. Para animais que não ficam dentro de casa, manter a casinha aquecida com uso de EVA atóxico e mantas, pode ser uma ótima opção. Porém, o ideal é que, assim como nós, os bichinhos estejam abrigados adequadamente dentro de casa e longe do vento e das chuvas.


4. Opte pela tosa higiênica

Durante o inverno, manter o seu peludinho peludo é a melhor coisa que você pode fazer por ele. Se possível, dê preferência pela tosa higiênica, já que o pelo funciona com um isolante térmico, ajudando o bichinho a se manter aquecido naturalemente.


5. Cuidado com os passeios

Embora passear seja muito importante para a saúde de pets, principalmente de cachorros, no inver é necessário ter cautela. Estar atento á temperatura do solo, além de evitar passeios em dias chuvosos, já que, ficar com o pelo úmido pode cusar dermatites no seu bichinho.


6. Invista em enriquecimento ambiental

Já que no inverno, ficar dentro de casa é mais seguro e confortável, invista em um ambiente agradável pra você e seu bichinho de estimação. Brinquedos, novas brincadeiras e formas de gastar energia vão manter seu pet entretido e feliz.

Foto: JackieLou DL por Pixabay 


7. Ofereça água

Assim como nós, pets podem acabar bebendo menos água do que o necessário no inverno. Estimular a ingestão de líquidos, principalmente em gatos, é essencial para evitar problemas de saúde. Disponha fontes ou mais potes de água pela casa e ofereça ração úmida com mais frequencia.


Comartilhe essas dicas com seus amigos!


Por: Kathy Moreno

Uma pessoa curiosa escrevendo para outras pessoas curiosas.

Postar um comentário

1 Comentários

Seu comentário é muito bem vindo! 😁