Biohacking: aprenda truques para ativar os hormônios da felicidade

Do ponto de vista da filosofia, a busca pela felicidade é uma busca interna e muito subjetiva. No entanto, nosso cérebro é capaz de produzir bem estar e felicidade. E se há algo que é comum a todos os homens e mulheres, é o cérebro humano, essa grande máquina que controla nossas vidas. A química no cérebro é a mesma para todas as pessoas, então você pode trazer felicidade à sua vida aprendendo a estimular os hormônios essenciais que produzem FELICIDADE. Sim, existem maneiras cientificamente comprovadas de ser feliz. São dicas, truques simples para ativar os quatro hormônios da felicidade e neste artigo você vai aprender mais sobre isso. 

Biohacking aprenda truques para ativar os hormônios da felicidade
Foto: Canva




Felicidade Bioquímica


É possível aprender a ser mais feliz aprendendo a estimular a química cerebral da felicidade. É concreto, real e igual para todos.

A felicidade é um estado interior. Parece filosofia, mas é um fato, já que hormônios são responsáveis ​​por toda a nossa felicidade. Saber como estimular esses hormônios diariamente, pode nos ajudar a ficar bem, mesmo em tempos ruins. 

O objetivo deste artigo não é ajudá-lo a encontrar a felicidade abstrata que se concentra em filosofia, poesia, religião, etc. A intenção é te ajudar a entender como você pode induzir intencionalmente o prazer físico causado por reações bioquímicas do seu corpo. Isso se chama Biohacking


O que é biohacking


Biohacking significa hackear seu sistema, seu corpo e sua mente, para alcançar os melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Resumindo, biohacking é hackear sua biologia propositalmente, de forma consciente. Para isso, também é necessário estar ciente de que tudo afeta nosso desempenho físico e mental.

Conheça um pouco dos quatro hormônios que controlam principalmente nossas emoções e saiba como acionar cada um deles no seu cotidiano.


Dopamina - hormônio da recompensa


É um produto químico que atua como um mensageiro para o cérebro. O aumento da dopamina faz você se sentir feliz e recompensado. Exige que você se submeta às mesmas ações para se sentir bem com frequência.

A dopamina também é um hormônio viciante. Cada vez que você recebe uma notificação no celular, por exemplo, uma pequena quantidade desse produto químico é liberada. É exatamente por isso que somos viciados em celular. Álcool e outras drogas criam artificialmente uma ponta de dopamina e enganam o cérebro para se sentir mais recompensado.

Mas este pequeno produto químico não é ruim. Na realidade, ele é essencial para nossa existência como espécie. Ele dirige nossos desejos sexuais e de reprodução. Além disso, a dopamina mantém você motivado e acordado. A falta de dopamina pode fazer você esquecer até de comer.


Alguns truques para ativar esse hormônio:


  • Complete uma tarefa. Ou seja, crie propositalmente uma sequência de tarefas para completar. 
  • Pratique auto cuidado. Cuide de seu corpo, sua mente e sua saúde. 
  • Celebre pequenas coisas. Como por exemplo, ter completado a sequência de tarefas que você criou.
  • Coma o que você gosta.


Ocitocina - hormônio do amor


Quando você beija alguém ou abraça os amigos, ou quando uma mãe amamenta, o que dá aquele sentimento de amor é a oxitocina.

Você provavelmente sabe o quão ruim seria a vida sem esse pequeno produto químico. 

Como a dopamina, a oxitocina desempenha um papel importante na reprodução humana. Especialmente durante o parto, o aumento da oxitocina faz com que as mulheres tolerem a dor.

A ocitocina é um hormônio social. O que significa que você precisa aumentar o contato saudável com outras pessoas para estimulá-lo. Surpreendentemente, não necessariamente precisa ser com um humano. Se você tem um animal de estimação, passar tempo com ele pode ter o mesmo efeito.


Alguns truques para ativar esse hormônio:


  • Brinque e faça carinho com seu pet. 
  • Brinque ou cuide de um bebê. Ofereça-se para passar uma horinha com aquela sua amiga ou parente que teve bebê recentemente, por exemplo. É um gesto de empatia, já que mães sempre ficam sobrecarregadas e acabam não tendo muito tempo para si mesmas. 
  • Segure a mão de alguém. Mesmo sem motivo. 
  • Faça um elogio. Elogios fazem as pessoas se sentirem bem e você se sentirá bem por provocar bem estar em alguém. 


Serotonina - hormônio do humor


A serotonina é responsável por suas emoções boas. Altos níveis desse produto químico em seu cérebro significam que você está passando por um período feliz. Por outro lado, a deficiência de serotonina pode justificar episódios de ansiedade e depressão.

Dois outros efeitos diretos dos níveis de serotonina são o sono e a digestão. Regula o seu ciclo de sono. A serotonina é essencial para uma boa digestão. Um fato interessante sobre a serotonina é que você precisa de um pouco de luz solar para obtê-la. Sim, a indução de serotonina é o misterioso poder de cura do sol. Mas boa alimentação também conta.


Alguns truques para ativar esse hormônio:


  • Medite. Quando você medita, seu corpo relaxa e esse estado de relaxamento produz serotonina.
  • Faça caminhadas na natureza. Além de respirar ar puro, fazer esse tipo de atividade física é relaxante. 
  • Tome sol. O combo: meditar enquanto toma os primeiros raios de sol da manhã, é o combo perfeito da serotonina. Não se esqueça de passar protetor solar. 
  • Se alimente bem e adequadamente.


Endorfina -  hormônio analgésico


A endorfina normalmente não parece ser um dos hormônios da felicidade. No entanto, este analgésico é essencial para tarefas extenuantes. Se você quer suportar desconforto e dor, não pode ficar sem endorfina. Além disso, dor e desconforto produzem cortisol, o hormônio da infelicidade. 

A maioria das atividades físicas são bons indutores de endorfina.


Alguns truques para ativar esse hormônio:


  • Exercite-se. A atividade física é um dos melhores indutores de endorfina. 
  • Use óleos essenciais. 
  • Assista uma comédia ou um show de humor. Boas risadas são produtoras de endorfina. 
  • Coma chocolate amargo. No chocolate há ingredientes que estimulam a produção de endorfina. 



Agora que você já aprendeu um pouco sobre cada um desses hormônios e como estimulá-los, compartilhe essa informação com seus amigos e seus contatos!

Por: Kathy Moreno

Uma pessoa curiosa escrevendo para outras pessoas curiosas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! 😁